Informações
Todo mundo tem dúvidas na hora de construir. Selecionamos as perguntas mais comuns para ajudar a você a esclarecer e dar o primeiro passo para seu sonho acontecer!
➔ Contratar uma construtora para uma reforma ou obra de pequeno porte é mais caro?
Não, porém culturalmente o brasileiro conclui que sim, pois existe este paradigma devido a presença de um engenheiro acompanhando e gerenciando os serviços da obra.
Quando se tem esse tipo de profissional gerindo e controlando as etapas é possível reduzir o prazo total do projeto, evitar erros, retrabalhos e desperdícios, além de, concentrar todas as informações em um único canal de comunicação ao invés de acompanhar os serviços por conta própria e ter contato direto com a mão de obra atuante hoje no mercado da construção civil. Menos tempo significa, menos gastos e menos dor de cabeça.
➔ Quais as vantagens de contratar uma construtora ao invés de um pedreiro para executar o serviço?
A construtora atua em todas as etapas do processo construtivo e acompanha os serviços complementares de empresas terceiras, além de compatibilizar todos os projetos e atividades, ou seja, tem a visão total da obra, cronograma e custos. Isso minimiza erros e atrasos.
➔ A mão-de-obra da construtora é própria ou terceirizada?
Temos mão-de-obra própria e terceirizada. Alguns serviços como instalação elétrica e solda não compensa ter funcionário, a demanda é baixa.
➔ Quanto custa executar uma obra por m²?
O custo do metro quadrado varia de acordo com os serviços a serem executados e o padrão do material empregado na construção, o volume das atividades também é um fator que pode alterar o custo unitário do metro quadrado.
➔ O que significa o termo gerenciamento de obra?
É um termo utilizado no ramo da construção civil onde pessoas capacitadas e experientes aplicam estratégias a fim de reduzir custos, controlar de atividades e material, se antecipar a possíveis erros, além de seguir o projeto conforme conceito inicial. Um bom gerenciador de obras compatibiliza serviços relacionados durante a obra para que um não atrapalhe o outro.