Um dos sistemas mais importantes de uma edificação é o sistema de instalações elétricas, afinal, quem hoje sobrevive sem eletricidade?
Para evitar problemas, é sempre ideal ter um projeto elétrico para determinar os equipamentos a serem utilizados e um profissional capaz de executar esse projeto.
Sem isso, certos inconvenientes podem ocorrer nas instalações elétricas. Nesse artigo veremos os erros mais comuns nas instalações elétricas:
Se um disjuntor não foi calculado, existem duas opções, ou ele é maior que o necessário e não serve de nada, ou ele é menor que o necessário e funcionará sobrecarregado e sempre disparando.
Outro erro nesse sentido é agrupar vários circuitos no mesmo disjuntor, gerando sobrecargas e dificultando futuras manutenções.
Outro problema da falta de projeto é definir a bitola dos cabos de maneira aleatória, se a bitola for insuficiente vai gerar um aquecimento do sistema e perda de eficiência energética.
Essa prática também subentende um alto risco para os usuários, pois aumenta bastante a probabilidade de ocorrência de incêndios.
Duas coisas muito comuns de serem ignoradas nas instalações são o DR e o sistema de aterramento, elementos obrigatórios e destinados a segurança do usuário e dos equipamentos.
Ou elemento negligenciado é o disjuntor DPS, ele é responsável pela proteção do sistema contra surtos e descargas atmosféricas.
Muitos problemas só ocorrem por causa do “mão-de-vaca”, não adianta dimensionar a instalação e pensar tudo bonitinho, mas no fim comprar um material de péssima qualidade ou querer fazer a instalação sem ter o conhecimento necessário.
É muito comum de pessoas incapacitadas se aventurarem para “economizar” e no fim fazer uma ligação errada e comprometem o sistema.